
Esteja em seu momento presente!
Nos tempos atuais, cada vez mais notamos a dificuldade de conseguir aproveitar e vivenciar o agora, afinal, não é à toa que a ansiedade e a depressão são doenças que veem crescendo ano após ano e o cenário de fundo delas é justamente termos no depressivo um ser humano preso ao passado que não consegue aproveitar o presente e criar o seu futuro e na outra ponta o ansioso que vive um futuro inexistente sem se importar com um passado e o momento atual.
Estar em um momento presente é raro e podemos perceber nas pequenas coisas como, por exemplo, conseguir fazer um almoço sem engolir a comida com pressa de termos que voltar as atividades do trabalho ou aquela reunião, olha aqui deixamos de saborear o presente já vivendo um futuro que ainda nem existe, seria nestes detalhes que começa a ansiedade? Ou não conseguimos aproveitar um evento presente com amigos e família, pois a cabeça fica presa e revisitando um trabalho que não foi possível entregar, um término de relacionamento, ou perda de ente querido, etc o que gera uma tristeza sem fim junto com cobranças do que poderia ter sido feito diferente, logo seria nesses detalhes que nasce a depressão?
Essa provocação seria para aqueles que não possuem esses quadros psiquiátricos já agravados e que consideram que ainda vivem situações amenas, como citados no parágrafo anterior, afinal a pergunta de ouro é como estar em seu momento presente?
Bom, podemos dizer que o primeiro passo é vivenciar cada momento sem interferência de atos passados ou futuros, ou seja, se está conhecendo alguém novo se entregue a aquele instante de conhecer o novo ser humano que ali se apresenta, logo não fique pensando no que já passou em sua vida ou nos que poderiam estar passando. Se está em uma refeição aproveite cada garfada e sabor, respire e relaxe, nem que seja naqueles 15 minutos que são seus, não pense em compromissos futuros ou fracassos passados.
Comece pelos pequenos momentos do seu dia a dia e quando notar vai estar aproveitando seu momento presente, pois lembre-se que cada tempo utilizado é vida, sendo que esta vida não volta mais, assim aproveite ela sem moderação!
E você tem estado em seu momento presente?